Pele muito seca, irritada e com comichão — estes sintomas podem indicar que tem pele atópica. A atópica é uma predisposição genética hereditária para determinadas doenças, tais como rinite alérgica, dermatite atópica ou asma.

A pele atópica é mais sensível e reage a certos alergénios de forma mais exacerbada do que uma pele normal. Pode aparecer em bebés a partir dos 3 meses de idade e persistir até à idade adulta.

  • Sabe quais são os sintomas a que deve estar atento(a)?
  • Quais são as medidas que pode adotar para prevenir este problema?
  • Quem é afetado?
  • Como é que pode tratar a pele atópica?

O QUE É A PELE ATÓPICA?

A dermatite atópica, vulgarmente conhecida como pele atópica, é uma doença de pele caracterizada por secura extrema e manchas avermelhadas que, muitas vezes, estão cobertas por vesículas (bolhas).

Esta doença provoca comichão intensa. É um problema crónico benigno, não contagioso, que pode ser acompanhado de crises de eczema. Estas crises podem ter um impacto significativo na qualidade de vida. A pele, quando está extremamente seca, torna-se mais permeável e deixa dedesempenhar o seu papel de barreira. Assim, a pele atópica permite a entrada de alergénios — ácaros, pelos de animais, pólen e outros — muito mais facilmente, desencadeando reações inflamatórias.

Normalmente, os bebés e as crianças têm maior probabilidade de ser afetados por este problema, mas também pode acontecer em:

  • Pessoas geneticamente propensas a alergias;
  • Pessoas com asma ou problemas respiratórios como rinite alérgica;
  • Pessoas com alergias alimentares ou conjuntivite alérgica;
  • Pessoas com a pele seca e avermelhada;
  • Pessoas com pele propensa a descamação, comichão e com tendência avermelhidão.

AS FASES DA DOENÇA

A pele atópica manifesta-se, normalmente, entre o segundo e o terceiro mês de vida dos bebés.

Na primeira fase da doença, aparecem manchas vermelhas em zonas como o rosto e as mãos. Mais tarde, essas manchas alastram-se para os cotovelos e os joelhos. A doença vai evoluindo durante 1ou 2 anos, através de crises. O principal sintoma nos dois primeiros anos é a comichão (prurido). Isto acontece porque a pele se mantém seca de forma continuada. Em casos mais graves, o desconforto pode ser tal, que pode provocar insónias.

A segunda fase da doença acontece alguns anos depois e é um pouco mais complicada. Algumas crianças podem desenvolver problemas como rinite ou asma alérgica.

CAUSAS DA PELE ATÓPICA

A atopia desenvolve-se quando existe predisposição genética. Se um dos pais tiver pele atópica, a probabilidade de o bebé vir a desenvolver essa condição é de 30%.
No caso de ambos os pais terem a doença, a probabilidade do bebé vir a ter pele atópica aumenta para os 70%.

Para além do fator genético, existem outros que podem estar na origem desta condição:

  • Alergénios alimentares, como o leite de vaca e os ovos;
  • Produtos químicos;
  • Calor e transpiração;
  • Exacerbação do sistema imunitário, aumentando o processo inflamatório.

SINTOMAS DA PELE ATÓPICA

Como referimos anteriormente, a pele atópica pode aparecer no rosto e no corpo, mais especificamente nas dobras dos cotovelos e joelhos. De acordo com a localização do problema, os sintomas são diferentes:

1. DERMATITE ATÓPICA NO ROSTO

A área mais afetada pela dermatite atópica é o rosto, sendo que é mais comum acontecer em crianças pequenas e bebés. No entanto, à medida que envelhecem as erupções podem passar para o corpo. Normalmente, a dermatite atópica no rosto caracteriza-se pelo aparecimento de manchas secas e escamosas no couro cabeludo, testa, à volta dos olhos e atrás das orelhas. As bochechas também podem ser atingidas, principalmente nos bebés. Além disso, a pele do rosto pode ter descamação, sensação áspera ao toque e vermelhidão. Estes sintomas podem provocar prurido intenso.

2. DERMATITE ATÓPICA NO CORPO

À medida que as crianças crescem, as áreas mais afetadas pela dermatite atópica são as dobras dos cotovelos, pulsos e atrás dos joelhos. Nestas áreas, os sintomas mais prevalentes são maioritariamente pele seca e com comichão intensa, muitas vezes com marcas. Em casos mais graves, a pele pode ficar espessa e endurecida.

PREVENÇÃO DE PELE ATÓPICA 

O tratamento precoce da dermatite atópica é altamente recomendado, desde o nascimento, com o objetivo de controlar potenciais crises. Isto torna-se especialmente importante em recém-nascidos que não têm sinais da doença, mas com forte predisposição genética — pais ou irmãos “atópicos”.

Ainda assim, há algumas medidas que pode adotar para prevenira pele atópica:

  • Utilize roupas de algodão;
  • Evite a utilização de lã e roupas sintéticas, porque podem irritar apele;
  • Evite alergénios que possam causar reação inflamatória como osácaros, pólen e pelos de animais;
  • No fim do banho, seque a pele com muito cuidado, com toques leves, com uma toalha de algodão;
  • Utilize um produto de lavagem de elevada tolerância — de preferência um sabonete relipidante para fortalecer a barreira da pele;
  • Evite tomar banho de água quente. O ideal é tomar banhos de água fria ou morna, para não ressequir demasiado a pele;
  • Evite a utilização de produtos de higiene e limpeza irritantes — com álcool, parabenos e outras substâncias irritantes na sua constituição.

TRATAMENTO DA PELE ATÓPICA

Se as medidas acima indicadas não resultarem, pode optar pela utilização de cuidados de banho e de hidratação especificamente formulados para pele atópica.

Mas afinal, quais são os melhores ingredientes para a pele atópica? E os melhores cuidados?

Alguns dos ingredientes ativos encontrados como emolientes são:

  • Manteiga de Karité;
  • Extrato de Raíz de Alcaçuz — tem propriedades anti-inflamatórias muito importantes para a pele atópica;
  • Óleo de Semente de Uva;
  • Óleo de Prímula.

INGREDIENTES MAIS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA PELE ATÓPICA 

A pele com tendência atópica “pede” ingredientes hidratantes, nutritivos e calmantes, para aliviar sintomas como o prurido e a vermelhidão.

Para isso, existem os emolientes — estes ingredientes podem ser aplicados diariamente na pele, independentemente dos sintomas. Podem estar presentes em loções, cremes ou óleos de banho e ajudam a manter a pele hidratada. Além disso, reforçam a pele e protegem-na contra potenciais agressões externas.

Outros ingredientes que ajudam a controlar os sintomas da doença são:

  • Niacinamida
  • Ceramidas
  • Aveia
  • Pantenol
  • Alantoína

MELHORES PRODUTOS PARA A PELE ATÓPICA

Se tem pele atópica, então tem de ter em atenção ao produto de higiene que utiliza. Dê preferência a cuidados inócuos — sem substâncias que possam causar irritação cutânea —, como parabenos, álcool, perfumes, sulfatos, retinol, entre outros.

As melhores texturas para o banho são o óleo ou o syndet. O syndet é um detergente com menos percentagem de sabão e pH entre 5,5 a 7. A escolha de um syndet para cuidado de banho é importante, para limpar a pele sem a irritar. Além disso, ambas as texturas — óleos e syndets—, têm ação 2 em 1: limpam apele e hidratam-na, prevenindo a secura.


Se tiver alguma dúvida, não hesite em enviar-nos uma mensagem no chat. Subscreva a nossa newsletter e receba um cupão com 10% de desconto extra, na sua primeira compra, para comprar os seus protetores solares preferidos.

You have successfully subscribed!
This email has been registered