Sabia que, em Portugal, mais de um terço da população com mais de 16 anos sofre de ansiedade?
A ansiedade é um problema de saúde mental comum, surgindo como consequência de momentos de stress, que pode ou não ocorrer de forma prolongada.
É importante distinguir entre a ansiedade normal, que é uma resposta natural a situações desafiadoras, e a perturbação de ansiedade, um problema de saúde mental que afeta o dia a dia da pessoa.
Aprenda conosco a identificar o seu tipo de ansiedade e como a controlar da melhor forma possível!
Quais os sintomas da ansiedade?
O primeiro passo para aprender a gerir a ansiedade é perceber os sintomas que o seu corpo e mente manifestam.
Cada pessoa pode sentir a ansiedade de forma diferente, no entanto, estes são os sintomas mais comuns:
-
Mentais/Psicológicos
Preocupação excessiva
Medo/Pânico
Sensação de descontrolo
Tristeza
-
Sintomas físicos
Tremores
Respiração acelerada
Aumento da frequência cardíaca
Suores
Sensação de fadiga
Após conseguir identificar os sintomas que o seu corpo apresenta face à ansiedade, é necessário perceber qual a melhor estratégia para a controlar.
Estratégias para lidar com a ansiedade
Apesar de ser difícil no momento do pico da ansiedade, é necessário “treinar” a nossa mente para que nos momentos mais críticos consigamos agir com o intuito de manter a ansiedade sob controlo.
Aprenda algumas das estratégias que podem ser implementadas por si!
Identificar o que o deixa ansioso
Para gerir os momentos de maior ansiedade, é importante que consiga identificar o motivo que o está a deixar mais ansioso. Alguns dos motivos mais comuns têm a ver com situações financeiras, relacionamentos pessoais, stress associado ao trabalho, problemas de saúde, traumas, entre outros.
Cada pessoa é diferente, e pode ter os mais diversos motivos a despertar a ansiedade. No entanto, se conseguir identificar a causa, já é um grande passo para que consiga controlar a ansiedade.
Manter uma atitude positiva
É necessário treinar a sua mente para que quando surja um pensamento negativo consiga perguntar-se a si mesmo: “Será que este pensamento me leva à resolução do problema?” ou “Quais são as coisas positivas que não estou a conseguir ver com clareza?”.
Assim que perceber que os pensamentos que está a ter não o/a estão a levar a lado algum, diga STOP e afaste-os da sua mente.
Não permita que a ansiedade o/a paralise, ou não deixe que consiga ver os problemas de forma clara e o mais positiva possível!
Aceitar que não é possível controlar tudo
Muitas vezes a ansiedade surge devido a situações que não conseguimos controlar, e consequentemente imaginamos milhares de cenários e situações possíveis!
Para ultrapassar este problema, é necessário interiorizar que muitas vezes não temos controlo sob muitas situações da vida, e também perceber que existem os “perigos reais” que realmente podem acontecer, e os “perigos imaginados”, que a nossa mente exagera apresentando os piores cenários possíveis!
No entanto a ansiedade pode ter como causa um perigo real, e senso assim, é necessário ter uma atitude proativa.
Focar a atenção para atividades de relaxamento
Sempre que sentir a ansiedade a surgir, e sempre que possível, redirecione a sua mente e corpo para uma atividade que o relaxa, como ler um livro, fazer uma caminhada, ouvir música, fazer meditação, ver um filme, entre outros.
É importante que não deixe a ansiedade tomar “conta” da sua mente, para que a consiga controlar precocemente.
Treinar exercícios de respiração
Perante alturas de maior ansiedade, a tendência é respirar de forma mais rápida e ofegante, que pode afetar o estado ansioso. Controlar a respirar pode melhorar a ansiedade e o nervosismo.
Pode colocar esta técnica em prática para uma respiração mais calma:
1. Inspire lentamente pelo nariz;
2. Sustenha a respiração durante alguns segundos;
3. Expire lentamente;
4. Repita algumas vezes até sentir que os níveis de ansiedade estão mais baixos e os batimentos cardíacos voltaram ao normal.
Partilhar os seus pensamentos e preocupações
Partilhar os seus pensamentos com amigos, familiares ou alguém de confiança é uma estratégia muito útil, principalmente quando se sente assoberbado/a.
Quando falamos sobre os problemas ou preocupações, conseguimos perceber que algumas das vezes estão a ser exagerados pela nossa mente, e também percebemos perspectivas diferentes por pessoas exteriores às situações.
Complementar com medicação calmante
No bairro da Saúde, acreditamos na importância da saúde mental equilibrada, acessível, e cuidada com empatia, por isso, temos disponíveis opções de apoio ao bem-estar emocional, incluindo, ansiolíticos naturais e suplementos calmantes, que podem ser um complemento de ajuda.
Mas primeiro, é necessário que perceba as diferenças entre os ansiolíticos naturais, e os suplementos calmantes.
Ansiolíticos naturais
Os ansiolíticos naturais são substâncias derivadas de plantas ou alimentos que promovem o relaxamento. Geralmente atuam de forma mais suave no organismo, que procuram equilibrar o sistema nervoso, e reduzir a ansiedade sem efeitos sedativos excessivos.
Podem ajudar a reduzir o stress, a ansiedade e as insónias, promovendo assim um estado de relaxamento.
Segue-se algumas sugestões de ansiolíticos naturais e as suas funções, disponíveis em bairrodasaude.pt:
Valdispro Natur Stress Relax 30 gomas - suplemento alimentar em forma de gomas, desenvolvido para auxiliar na gestão do stress diário e promover o bem-estar emocional.
Valmel gomas 30 ml - tem a melatonina como ingrediente único para uma atuação exclusiva como auxiliador do sono, atuando também em situações de insónia, ansiedade ou stress.
Arkocápsulas Valeriana 45 cápsulas - é um suplemento alimentar que contribui para o relaxamento em caso de stress passageiro ou irritabilidade, promovendo o bem-estar nestas situações ligeiras, além de melhorar a qualidade do sono.
Suplementos calmantes
Os suplementos calmantes podem conter ingredientes sintéticos ou uma combinação de ingredientes naturais e sintéticos. Estes suplementos têm como objetivo reduzir a ansiedade e promover o relaxamento através da modulação de neurotransmissores do cérebro.
Podem ser uma opção para quem procura um alívio rápido para a ansiedade, mas é importante escolher medicamentos de qualidade e consultar um profissional de saúde para evitar efeitos colaterais indesejados.
Segue-se algumas sugestões de suplementos calmantes e as suas funções, disponíveis em bairrodasaude.pt:
Arkocápsulas Ashwagandha 45 Cápsulas - É um suplemento alimentar à base de extrato de Ashwagandha. A Ashwagandha ajuda a aumentar a resistência do organismo ao stress, promovendo o equilíbrio emocional, melhorando a qualidade do sono e combatendo a fadiga.
Arkocápsulas Cannabis Sativa 45 Cápsulas - É um suplemento alimentar à base de extrato de Cannabis Sativa, uma planta conhecida pelas suas propriedades calmantes e relaxantes. Este produto ajuda a promover o bem-estar geral, apoiando o alívio do stress e da ansiedade.
BioActivo Vitamina B12 60 Comprimidos - BioActivo Vitamina B12 é um suplemento alimentar desenvolvido para apoiar a saúde óssea, o bom funcionamento muscular e o fortalecimento do sistema imunológico.
Quando deve pedir ajuda
Se as estratégias que habitualmente utiliza para lidar com a ansiedade já não funcionam, e se sente que a ansiedade está a interferir com o seu bem-estar, deve procurar ajuda de um médico ou psicólogo.
Não precisa de enfrentar tudo sozinho/a. Pedir ajuda é um ato de coragem, não de fraqueza!