Fazer a mala de maternidade, segundo as futuras mamãs, é um misto de emoções e incertezas, um momento muito sensível.
Ao longo do processo de organizar tudo, surgem muitas dúvidas, o que é perfeitamente normal, e muitas mamãs pedem ajuda à sua mãe, amigas, ou á obstetra.
Conselhos para preparar a mala de maternidade
É aconselhado que as mamãs façam a mala de maternidade com alguma antecedência. O nascimento de um filho/a é um momento repleto de emoção e alguma ansiedade, pelo que tudo o que puder fazer com antecedência para descomplicar, será uma ajuda extra para relaxar neste dia.
Comece por fazer uma lista, para a mala da mamã, e para a mala do bebé. Consulte a sua obstetra se tem de levar algumas coisas específicas, pois alguns hospitais já fornecem muitas coisas. Fazer a lista com calma e tempo, também a vai ajudar a perceber se faltam alguns pormenores que só dará por falta deles se fizer tudo com muita calma e atenção.
Após organizar tudo, deve preparar as roupas. Deve retirar as etiquetas da roupa, e lavá-las com água e sabão neutro. Preferencialmente a roupa do bebé deve ser de algodão, lã, ou linho, macio, sem elásticos e fácil de vestir.
O que levar na mala da mamã
A mala da mãe é tão importante quanto a mala do bebé, para assegurar o máximo conforto depois do nascimento do bebé.
- Documentação:
Documento de identificação;
Cartão do sistema de saúde de que beneficia (público ou seguro);
Boletim de Saúde da Grávida;
Análises ou exames que tenha efetuado durante o período de gravidez;
Ecografias feitas no último trimestre de gravidez.
- Roupa e acessórios:
Robe e chinelos ou pantufas;
Chinelos para o banho;
Soutiens de amamentação;
Discos de amamentação ou conchas coletoras;
Creme hidratante para mamilos;
Cuecas confortáveis e cuecas descartáveis;
Produtos de higiene pessoal (champô, gel de banho, etc.);
Pensos higiénicos (após o parto é natural a mulher ter algum sangramento);
Toalhas para banho ou outro efeito;
Roupa confortável para o dia em que sair do hospital, de preferência larga;
Secador de cabelo;
Um pequeno kit de maquilhagem, incluindo batom para o cieiro (sinta-se bem!).
Pode encontrar alguns dos produtos da lista em bairrodasaude.pt, no entanto, aqui vai algumas sugestões disponíveis:
Medela Soutien Keep Cool Preto S - proporciona uma sensação de frescura contínua devido às duas diferentes zonas de respiração integradas no mesmo;
Chicco Discos Absorventes Anti-Bacterianos 60 unidades - Os Discos Absorventes Anti-Bacterianos Chicco oferecem máxima proteção e conforto durante a amamentação. Com tecido ultra-confortável e micro-pérolas super absorventes, previnem irritações e gretas, além de ajudar a evitar e tratar a mastite de forma mais rápida;
Barral MotherProtect Creme Protetor Mamilos 40ml - Creme que protege, repara e regenera os mamilos durante a amamentação;
Chicco Mam1138100000 Cuec Monous Pos Partox4 - Cuecas em malha elástica, ideal nos dias pós-parto para combinar com os pensos absorventes pós-parto.
O que levar na mala do bebé
Escolha roupas que sejam fáceis de vestir, e se possível fofinhas (quem não adora ver um bebé com roupas mimosas? 💖). Não se esqueça de levar alguma roupa extra, conte sempre com pelo menos duas mudas de roupa por dia para o bebé.
- Roupa e acessórios:
No mínimo quatro mudas de roupa que devem incluir:
Camisola interior ou body/babygrow;
Collants ou calças com pé;
Casaco;
Meias e/ou botas;
Gorro;
Toalha de banho;
Fraldas de pano;
Fraldas descartáveis;
Toalhitas;
Uma escova macia ou pente;
Lima de cartão ou tesoura indicada para bebés;
Pode incluir chupetas, embora a maioria dos bebés não “chuche” nos primeiros dias;
Uma manta;
Ovinho para transporte do bebé para casa.
Pode encontrar alguns dos produtos da lista em bairrodasaude.pt, no entanto, aqui vai algumas sugestões disponíveis:
Chicco Tesoura de Unhas Azul - tesoura de fácil utilização, ideal para utilizar em recém-nascidos e bebés;
Mustela Bebé Toalhitas Bio 60 Unidades - Toalhetes ultra suaves são compostos por algodão BIO que limpam delicadamente o rosto, as mãos, as nádegas e o corpo do bebé;
Chicco Escova E Pente de Cerdas Suaves Azul - conjunto de pente e escova destinado a pentear o cabelo dos bebés desde os primeiros dias sem magoar a pele.
Dicas importantes:
A roupa deverá ser de linho, ou algodão, para evitar que o bebé faça alergia, e para que ele também esteja o mais confortável possível.
Antes de colocar a roupa na mala, como já foi referido, deve de ser lavada com sabão neutro, e de preferência passada a ferro antes de ser guardada.
Para que a mala de maternidade do bebé esteja mais organizada, a roupa deverá estar separada consoante os dias, colocando em sacos assinalados as pelas que pretende vestir ao bebé em cada dia.
O que levar na mala do pai
O pai, tem um papel fundamental este período de tempo tão importante para a mamã. Deverá também de ter a sua mala preparada, para que possa concentrar-se em ajudar a sua mulher a relaxar.
- A mala do pai deve ter:
Roupa confortável e produtos de higiene, especialmente se ficar na maternidade com a mãe;
É aconselhável levar comida (água, bolachas, etc.), visto que poderá ser um dia/noite longo e é importante que o pai se mantenha hidratado e com energia;
Faça uma lista de nomes com a sua mulher, com antecedência das pessoas a quem querem comunicar o nascimento do bebé e leva-a consigo, para que possa contactar essas pessoas quando chegar o momento.
- Também poderá levar acessórios opcionais, como:
Máquina fotográfica;
Máquina de filmar;
Cartão de memória para máquina fotográfica/máquina de filmar;
Telemóveis pessoais;
Livros, revistas ou tablet;
Carregadores para cada dispositivo.
O nascimento de um bebé marca o início de um novo capítulo, cheio de descobertas, amor e crescimento. A mala de maternidade é só o início desta nova viagem. Leve o que precisar, mas lembre-se: o que mais importa não se dobra nem se guarda, vive-se com o coração! 🤰 ❤️