Como sabemos, cada cabelo é diferente, e consequentemente tem necessidades diferentes.
Para que tenha os cuidados adequados com o seu cabelo, é necessário perceber que tipo de cabelo tem, e consequentemente que cuidados consequentemente precisa.
Assim sendo, vamos começar!
Como identificar o seu tipo de cabelo
Existem 4 tipos de cabelo: cabelo liso, cabelo ondulado, cabelo cacheado e cabelo crespo. A diferença entre os tipos de cabelo, verifica-se na curvatura e na espessura dos fios. Além destas 4 categorias principais, existem 3 subcategorias com especificações de cada cabelo. Todos os cabelos correspondem a um número (1,2,3 ou 4) e corresponde a uma subcategoria (A, B ou C), que indicam a espessura do fio e a intensidade da curvatura.
De seguida, consegue conferir os diferentes tipos de fios.
Após observar os tipos de fios, vamos perceber que melhor o que cada fio é, e o que necessita!
Tipos de cabelo liso
Os cabelos lisos são classificados como o número 1, e são divididos em tipos 1A, 1B e 1C. A diferença entre os 3 tipos de cabelo liso está na espessura dos fios. O cabelo 1A são finos, 1B médios, e 1C são cabelos lisos grossos.
Tipo 1A: Este tipo de cabelo liso, tem os fios finos e alinhados, pois este tipo de cabelo tem a tendência a ficar com mais nós e enriçado. O facto de o cabelo ser liso e fino faz com que o óleo do couro cabelo tenha mais facilidade de descer para o cumprimento, o que faz com que este tipo de cabelo seja mais oleoso.
Tipo 1B: Este tipo de cabelo liso, tende a ser mais grosso e com uma mistura de fios tipo1A, tende a ser mais volumoso e menos oleoso.
Tipo 1C: Este tipo de cabelo é o mais grosso de todos e tem tendência a ser mais pesado e volumoso, além do fio ser mais brilhante e resistente.
Tipos de cabelo ondulado
O cabelo ondulado, é um tipo de cabelo muito interessante, e de certa forma moldável, pois ele consegue transitar entre o liso e o cacheado, dependendo da forma como é finalizado. Este tipo de fios tem pequenas curvas, que se diferenciam dos cabelos lisos, mas que não chegam a ser considerados cacheados, pois as ondam são bastante abertas. Os cabelos ondulados são classificados com a numeração 2, e divididos com as subcategorias de 2A, 2B ou 2C.
Tipo 2A: Este tipo de cabelo ondulado é mais semelhante ao cabelo liso. Ele é classificado como ondulado, pois apresenta uma leve ondulação, mas nada muito marcante. Apesar de ser muito parecido com o cabelo liso, é o menos volumoso dos cabelos ondulados e tem tendência a ser mais oleoso.
Tipo 2B: Este tipo de fio tem as ondas mais acentuadas, conhecidas por serem em formato de S, e também um volume mais ondulado, e já apresenta um pouco mais de frizz, no geral, as ondas são mais intensas no comprimento do cabelo.
Tipo 2C: As ondas deste tipo de cabelo são mais definidas, e dos cabelos ondulados, é que é mais próximo do cacheado, mas, também depende da finalização. Se for efetuada uma finalização completa, este tipo de cabelo fica muito parecido com o tipo 3A. Este tipo de cabelo é o mais volumoso e também com mais frizz, e também oleoso no couro cabeludo e seco nas pontas.
Tipos de cabelo cacheado
Os cabelos cacheados, também conhecidos como cabelos ondulados, são classificados com o número 3, e divididos pelas subcategorias, 3A, 3B ou 3C. Neste tipo de cabelos, os fios são formados por caracóis mais abertos ou mais fechados. Por causa dos cachos, este tipo de cabelo tem tendência a ser mais seco no cumprimento, pois o óleo do couro cabeludo tem mais dificuldade em descer para o cumprimento.
Tipo 3A: Este tipo de cabelo tem cachos mais abertos e claro, depende de como é finalizado, fica parecido com o tio de cabelo 2C. Este cabelo apresenta mais definição e volume que os cabelos ondulados.
Tipo 3B: Este tipo de cabelo tem como características, os frios no couro cabeludo mais ondulado, cachos mais definidos não tanto no cumprimento e principalmente nas pontas.
Tipo 3C: Os tipos de cachos neste cabelo são mais fechados, o que por consequências faz com que o fator de encolhimento seja mais visível, ou seja, o cabelo parece menor do que realmente é, devido aos caracóis serem tão fechados e mais definidos. Os caracóis são formados desde a raiz, e são desenvolvidos ao longo do comprimento. Este tipo de cabelo, tem muita tendência a ser volumoso, mais definido, e também muito seco.
Tipos de cabelo crespos
Os cabelos crespos possuem cachos muito mais fechados, por isso tendem a ser mais volumosos e mais definidos. Por causa disso, os cabelos crespos tendem a ser secos, e têm muito frizz.
Eles são classificados como número 4 e divididos por subcategorias, como 4A,4B ou 4C.
Tipo 4A: Este tipo de cabelo, é semelhante ao tipo 3C. O fator de encolhimento torna-se muito visível em comparação aos cabelos cacheados, e tende a precisar de mais cuidados, e muita hidratação.
Tipo 4B: Este tipo de cabelo, tende a perder o aspeto de caracóis e características de zigue zague, ou seja, o cabelo tende em ter os seus fios em forma de “z´s”.
Tipo 4C: Com os fios em zigue-zague mais fechados, este tipo de cabelo apresenta a maior definição de todos os cabelos, e também é o mais volumoso de todos. Por consequência destes fatores, este tipo de cabelo é o que apresenta mais encolhimento. Este tipo de cabelo para além de ser lindíssimo, como todos os outros, é muito seco.
Após perceber qual o seu tipo de cabelo, deverá ler os nossos outros artigos sobre cuidados capilares, pois certamente serão uma grande ajuda se procura saber mais sobre o seu lindo cabelo!
Porém, existem produtos universais para todos os tipos de cabelo, e aqui no Bairro da Saúde temos os produtos indicados para si!
De seguida estão apresentados esses mesmos produtos:
Insparya Nutriplus Champô Uso Frequente 250ml
Apivita Champô Suave Uso Frequente 250ml