Já todos percebemos que a mudança de estação não afeta só o guarda-roupa — o corpo também reage, e a pele sente isso.
No Verão, o calor, a exposição solar, o suor e a poluição tornam-se desafios, especialmente para peles com necessidades específicas: oleosa, mista, sensível e seca.
Hoje, falamos da pele oleosa.
Perceba o seu corpo – o que é a pele oleosa e como identificá-la!
A nossa pele é composta por pequenos poros, onde estão as glândulas sebáceas responsáveis pela produção de sebo. A pele oleosa ocorre quando esta produção é excessiva. Conhecer as causas é o primeiro passo para cuidar melhor da sua pele!
-
Genética: A atividade das glândulas sebáceas é influenciada por fatores genéticos que podem ser herdados.
-
Alterações hormonais: Fases como a puberdade, o ciclo menstrual, a gravidez e até períodos de stress contribuem para o excesso de oleosidade.
-
Maus cuidados com a pele: Produtos de limpeza agressivos podem remover a oleosidade natural da pele, estimulando a produção de sebo.
-
Alimentação: Uma dieta maioritariamente composta por açúcares refinados ou gorduras saturadas contribui para o excesso de oleosidade.
Como saber se a sua pele é oleosa? Se após limpar a pele com um emoliente a notar excessivamente brilhante, é sinal de que provavelmente a sua pele é oleosa.
Veja a rotina de cuidados que preparámos especialmente para as peles oleosas e aproveite o calor e o bom tempo sem comprometer a sua saúde e conforto!
A rotina de pele ideal para uma pele bonita o Verão inteiro
1º Passo – Limpeza
A limpeza é o passo mais importante para cuidar da pele oleosa, especialmente durante o verão. Mas a limpeza em excesso pode prejudicar mais do que ajuda.
Para combater o excesso de óleo é essencial lavar o rosto apenas duas vezes por dia, utilizando um emoliente suave que remove a oleosidade e as impurezas sem agredir a pele ou eliminar completamente os óleos naturais.
A limpeza da cara de manhã ajuda a eliminar o suor e o sebo acumulados durante a noite, e à noite ajuda a remover as impurezas do dia.
Opte por cuidados com ácido salicílico e sem álcool.
A nossa sugestão?
CeraVe Limpeza Controlo de Imperfeições 236ml – absorve a oleosidade e minimiza o brilho visível sem secar a pele!
2º Passo – Esfoliação
A esfoliação é um passo essencial na rotina de cuidados para pele oleosa ao remover as células mortas, ajudar a desobstruir os poros, controlar o excesso da oleosidade e melhorar a textura e luminosidade da pele.
Utilize um esfoliante apenas 1 ou 2 vezes por semana, à noite, depois da limpeza, e nas zonas mais oleosas. Evite esfoliar com demasiada frequência, especialmente no verão, quando a pele pode estar mais sensível devido à exposição solar.
Opte por esfoliantes com ácido salicílico e ácido glicólico, que penetram os poros e limpam em profundidade, e evite esfoliantes agressivos, como os que contêm açúcar ou bicarbonato de sódio.
A nossa sugestão?
Bioderma Sébium Gel Gommant 100ml - purifica e limpa, removendo as impurezas e o excesso de sebo em profundidade.
3º Passo - Tónico
O tónico ajuda a remover resíduos que possam ter ficado na pele, restabelecer o pH natural, controlar o brilho e reduzir o tamanho dos poros.
Utilize um cuidado tónico duas vezes por dia, sempre após a limpeza da pele: de manhã para ajudar a controlar a oleosidade e à noite para remover resíduos e equilibrar a pele. Aplique ao pressionar suavemente no rosto com um disco de algodão ou com as mãos limpas.
Opte por tónicos com Hamamélis, um ingrediente com propriedades adstringentes e anti-inflamatórias ideal para a pele oleosa por reduzir o excesso de sebo sem secar. Fórmulas com Aloé Vera têm propriedades calmantes não-oleosas, que hidratam e acalmam a pele sem pesar.
A nossa sugestão?
Skinceuticals Equalizing Toner Tónico 200ml – remove suavemente o excesso de resíduos sem irritar.
4º Passo - Sérum
Os séruns são perfeitos para quem procura cuidados para preocupações específicas da pele. Na pele oleosa, o sérum certo pode ajudar a regular a oleosidade, minimizar os poros, controlar o brilho, e hidratar sem obstruir.
Coloque o sérum duas vezes ao dia: de manhã para controlar a oleosidade e proteger contra agressões externas, e à noite para hidratar e manter o equilíbrio da pele durante o sono. Aplique 2 a 3 gotas no rosto limpo, e massaje suavemente até a pele absorver.
Opte por um sérum com vitamina C para o cuidado diário, e um sérum com ácido hialurónico para o cuidado noturno.
As nossas sugestões?
Skinceuticals Silymarin CF Sérum Antioxidante Pele Oleosa 30ml – para o cuidado diurno, reduz o brilho e a aparência de poros dilatados.
Vichy Mineral 89 Concentrado Rosto 75ml – para o cuidado noturno, hidrata profundamente sem obstruir os poros.
5º Passo – Hidratação
Sim, até a pele oleosa precisa de hidratação diária! O ideal é escolher o hidratante certo para o seu tipo de pele: leve, não oleoso e não comedogénico.
Aplique o hidratante duas vezes ao dia: de manhã, depois do sérum, utilize um hidratante leve com efeito matificante, à noite escolha um hidratante calmante ou reparador, para regenerar a pele sem obstruir.
Opte por fórmulas em gel ou à base de água, que hidratam sem deixar a pele pesada, com ingredientes como a Niacinamida e o Ácido Hialurónico.
As nossas sugestões?
SVR Pepti Biotic Gel Matificante Regenerador 50ml – ideal para o cuidado diurno, oferece um efeito matificante de 24 horas!
La Roche-Posay Effaclar H ISO-BIOME 40ml – ideal para o cuidado noturno, apazigua a pele e reduz a vermelhidão, com acabamento não-oleoso.
6º Passo – Creme de Olhos
A pele ao redor dos olhos é uma zona delicada que pode secar facilmente. Por isso, é essencial usar um creme ou gel ocular com efeito refrescante, que hidrate e ajude a reduzir as linhas finas e o inchaço, e acalme a região especialmente nos dias mais quentes.
Aplique o creme de contorno de olhos à noite, após o hidratante facial noturno, suavemente e sem esfregar.
Opte por fórmulas com ingredientes como o Ácido Hialurónico e peptídeos.
A nossa sugestão?
Isdin Isdinceutics K-OX Eyes Creme Contorno de Olhos 15ml – hidrata o contorno dos olhos, reduz os papos e olheiras, com efeito refrescante.
7º Passo – Protetor Solar
Um dos cuidados mais importantes durante o Verão é o uso de protetor solar!
O protetor solar deve ser aplicado todos os dias, de manhã, após a aplicação dos restantes cuidados faciais, e focando-se nas zonas do rosto e pescoço.
Opte por protetores sem óleo ou comedogénicos, e com acabamento matificante ou textura em gel, que protejam a sua pele sem aumentar o brilho.
A nossa sugestão?
Avène Solar Aqua-Fluid Mat Perfect Spf30 50ml – protege e uniformiza a pele, com efeito matificante.
8º Passo – Stick Labial
Os lábios têm uma pele extremamente delicada que resseca com facilidade, especialmente durante o verão. Por isso, é essencial incluir um stick labial hidratante na sua rotina.
De manhã, aplique um cuidado com fotoproteção para proteger os lábios dos raios solares. À noite, antes de dormir, aplique uma camada mais generosa de um cuidado labial nutritivo, com manteiga de karité ou cera de abelha, para regenerar a pele e manter a hidratação enquanto dorme.
As nossas sugestões?
Neutrogena Stick Labial SPF20 4,8g – para o uso diurno, hidrata e alivia de imediato os lábios secos.
Uriage Eau Thermale - Stick Labial 4g – para o uso noturno, hidrata, repara e protege os lábios de agressões externas.